top of page
Buscar

Função Materna e a Clínica

  • Foto do escritor: Juliana Munique
    Juliana Munique
  • 1 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

Muitas mulheres sonham em ser mães, mas esse desejo quando concretizado também traz muito medo e ansiedade. Seria muito importante ter uma preparação antes da maternidade, mas sabemos que não é a realidade de muitas mães.


O corpo da mulher sofre muitas mudanças e ela adquire mais um papel na sociedade: o de mãe e responsável pelo cuidado do bebê. Com isso, vem as frustrações, dificuldades de lidar com a expectativa que criou de seu bebê e a necessidade de aceitar o bebê do jeito que ele é.


A mãe se torna capaz dia após dia de fazer a leitura do que o bebê precisa em cada momento. Conforme o bebê vai recebendo um bom cuidado, vai adquirindo confiança para desenvolver sua autoestima, pensamento crítico e sua criatividade. A mãe é fundamental para a estruturação psíquica do bebê.


No contexto clínico, o psicólogo também realiza uma função materna, pois acolhe o paciente de forma integral, ouvindo suas dores sem julgamento, compreendendo suas necessidades e contribuindo para que se torne autoconfiante, espontâneo e tenha relacionamentos interpessoais mais harmônicos.

 
 

Psicóloga Juliana Munique
CRP: 06/106345

Fone: (11) 99570-3646

bottom of page